Guedes fala em ‘consertar’ decisão ‘não muito razoável’ de Bolsonaro

Um dia depois de ser surpreendido pela decisão do presidente Jair Bolsonaro de determinar à Petrobras a revogação de um reajuste de 5,7% no preço do diesel, o ministro Paulo Guedes (Economia) falou em “corrigir” o “efeito ruim” da medida. E ressaltou que o próprio Bolsonaro já disse não ser um “especialista em economia”.

“Acho que o presidente tem muitas virtudes, fez muita coisa acertada e ele já disse que não conhece muito a economia. Então, se ele eventualmente fizer alguma coisa que não seja muito razoável, tenho certeza que nós conseguimos consertar. Uma conversa conserta tudo”, afirmou o ministro neste sábado (13.abr.2019), segundo relato publicado pelo jornalista Luís Fernando Silva Pinto no portal G1.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

O ministro acrescentou que ainda não conversou com o presidente sobre o diesel. Pretende informar-se melhor sobre o caso quando retornar ao Brasil. Ele ponderou que Bolsonaro teve preocupações políticas e citou apreensão com uma nova paralisação dos caminhoneiros.

O presidente já disse para vocês que ele não é especialista em economia. Então é possível que alguma coisa tenha acontecido lá. Ele ao mesmo tempo é preocupado com efeitos políticos. Estavam falando em greve dos caminhoneiros, esse tipo de coisa.”

Bolsonaro convocou uma reunião para tratar do preço do diesel na 3ª feira (16.abr). O líder caminhoneiro Wallace Landim, conhecido como Chorão, disse ao Poder360 que espera algum mecanismo para reduzir o preço do diesel e citou entre as possibilidades a abertura do mercado brasileiro. E explicou que toda a confusão teria sido evitada se já estivesse em funcionamento um sistema eletrônico de fiscalização do frete.

O recuo do governo no reajuste do diesel provocou desvalorização das ações da Petrobras. Na 6ª feira (12.abr), a perda de valor de mercado chegou a R$ 32,4 bilhões.

Trajetória do valor das ações ordinárias da Petrobras na 5ª e na 6ªReprodução/aplicativo Bolsa/Apple

You may also like...