Pela primeira vez a nível federal: Estados Unidos libera medicamento a base de maconha

O órgão de administração de alimentos e drogas dos Estados Unidos anunciou hoje (25) a aprovação do primeiro remédio a base de canabidiol para uso restrito por cidadãos que sofrem de duas raras formas de epilepsia. O medicamento, chamado de Epidiolex, não causa intoxicações ou aumenta a euforia dos usuários, servindo para aliviar – com resultados comprovados – as dores e a frequência de convulsões.

A aprovação é histórica, mas existe um grande porém: é necessário que o setor de política de drogas estadunidense retire a maconha da sua lista de drogas do tipo 1, onde também são enquadradas a heróina e o LSD. Isso porque enquanto ela permanecer lá, continuará vedada a sua aplicação mesmo em farmacêuticos.

Para a GW Pharmaceuticals – que detêm os direitos de produzir o Epidiolex – a decisão de hoje claramente trará consequências positivas nas próximas semanas, permitindo o uso da maconha em diversos outros medicamentos, sempre com sua aplicação a nível medicinal, assim que ela sair da lista de drogas mais nocivas.

Clique aqui para ler mais

You may also like...