API Referente do Google Play: Acompanhe e meça as instalações de seu aplicativo de forma fácil e segura

Artigo de Neto Marin, publicado originalmente pelo Android Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

Compreender como as pessoas acham seu aplicativo e o que elas fazem uma vez que o instalam, é crucial para ajudá-lo a tomar as decisões corretas de produto e marketing. Isto é especialmente importante quando você está decidindo sua estratégia de publicidade e orçamento.

Atualmente, muitas empresas de medição de aplicativos e redes publicitárias oferecem soluções de atribuição de anúncios baseadas em dados de referência. Como tal, os dados de referência de instalação precisos são vitais para atribuir corretamente as instalações do aplicativo, bem como descontar tentativas fraudulentas de crédito de instalação.

Para ajudá-lo a obter dados mais precisos e confiáveis sobre suas instalações, estamos apresentando a API Referente de Instalação do Google Play, uma maneira confiável de recuperar com segurança o conteúdo de referência de instalação. Usando esta API, seu aplicativo receberá informações precisas diretamente da Play Store, incluindo:

  • A URL de referência do pacote instalado.
  • O timestamp, em segundos, de quando ocorreu o clique do referente.
  • O timestamp, em segundos, de quando a instalação começou.

Nós testamos a API com nossos parceiros do Programa de Atribuição de Aplicativos, incluindo Adjust, AppsFlyer, Singular e TUNE.

“A nova Play API nos fornece os dados que precisamos para efetivamente detectar e prevenir a injeção de cliques; é um passo monumental para garantir uma troca de informações crucial no Android”. – Paul Müller, CTO e co-fundador, Adjust

“A nova API do Google Play apresenta novos insights sobre a fraude de anúncios para dispositivos móveis e a jornada do usuário móvel, dois domínios-chave com impacto em todo o ecossistema”. – Elad Mashiach, VP, AppsFlyer

“Estes dados adicionais diretamente da Play Store proporcionam maior precisão para o suíte/pacote de fraude Kochava, minimizando ainda mais a fraude para nossos clientes”. – Charles Manning, CEO da Kochava

“A nova API do Google é uma revolução que ajudará as plataformas de analise de marketing como Singular a identificar e evitar uma parcela significativa da fraude de anúncios e fornecer segurança e precisão aos anunciantes móveis” – Gadi Eliashiv, CEO e co-fundador, Singular

“Este novo dado do Google Play é essencial para os profissionais de marketing que exigem a responsabilidade de seus gastos de publicidade de instalação de aplicativos móveis. Na TUNE, esses dados estão permitindo eliminar completamente todas as formas de fraude de instalação de aplicativos móveis, ao mesmo tempo que fornece uma nova visão de como as instalações de aplicativos para dispositivos móveis são conduzidos.” – Dan Koch, Diretor Técnico, TUNE

A partir de hoje, a API funciona com o aplicativo Play Store da versão 8.3.73 e posterior para todos os desenvolvedores.

Biblioteca de Referência de Instalação do Play 1.0 disponível agora

Para facilitar a integração da API de Referência de Instalação, lançamos a Biblioteca de Referência de Instalação 1.0 para o Android. A biblioteca está disponível em nosso repositório Maven. Para começar a usá-la, adicione a seguinte dependência ao arquivo build.gradle do seu módulo de aplicativo:

dependencies {
          ...
          compile 'com.android.installreferrer:installreferrer:1.0'
      }

Toda a comunicação com o aplicativo Play Store acontece através de um serviço, então o primeiro passo é estabelecer a conexão entre seu aplicativo e a Play Store. Além disso, para receber o resultado da conexão e as atualizações, é necessário implementar um ouvinte, InstallReferrerStateListener. Este ouvinte pode ser sua MainActivity ou qualquer outra classe que você deseja usar:

public class MainActivity extends AppCompatActivity 
    implements InstallReferrerStateListener {
    …
}

Agora que você possui um InstallReferrerStateListener, você pode começar a vincular seu aplicativo ao serviço de aplicativos Play Store. Para estabelecer a conexão, você deve criar uma instância InstallReferrerClient e chamar o método startConnection():

InstallReferrerClient mReferrerClient
...
mReferrerClient = newBuilder(this).build();
mReferrerClient.startConnection(this);

Em seguida, lidar com o resultado da conexão no método onInstallReferrerSetupFinished(). Se a conexão estiver correta, o aplicativo pode recuperar informações de referência de instalação, chamando o método getInstallReferrer():

@Override
public void onInstallReferrerSetupFinished(int responseCode) {
   switch (responseCode) {
       case InstallReferrerResponse.OK:
           try {
               Log.v(TAG, "InstallReferrer conneceted");
               ReferrerDetails response = mReferrerClient.getInstallReferrer();
               handleReferrer(response);
               mReferrerClient.endConnection();
           } catch (RemoteException e) {
               e.printStackTrace();
           }
           break;
       case InstallReferrerResponse.FEATURE_NOT_SUPPORTED:
           Log.w(TAG, "InstallReferrer not supported");
           break;
       case InstallReferrerResponse.SERVICE_UNAVAILABLE:
           Log.w(TAG, "Unable to connect to the service");
           break;
       default:
           Log.w(TAG, "responseCode not found.");
   }
}

Para obter mais detalhes sobre a nova API e a biblioteca do cliente, visite a página da Biblioteca do Cliente de Referência de Instalação e a documentação de referência.

Outras implementações

Se você não conseguir usar nossa biblioteca de cliente, você pode usar a interface AIDL e estabelecer a conexão com o Google Play Store por conta própria. Confira a IGetInstallReferrerService AIDL reference para obter detalhes sobre os métodos e as especificações do serviço.

O que vem a seguir?

Confira a documentação da API de Referência de Instalação do Play para obter detalhes sobre a nova API, os documentos de referência da biblioteca e nosso guia de Início Rápido.

***

Este artigo é do Android Developers Blog. Ele foi escrito por Neto Marin. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://android-developers.googleblog.com/2017/11/google-play-referrer-api-track-and.html

You may also like...